domingo, 14 de março de 2010

Pequenas devem aproveitar IFRS para calcular desempenho

Fonte: FinancialWeb - 12.03.2010

"Segundo a Crowe Horwath RCS, balanços atuais não mostram a realidade financeira da empresa para o mercado

Companhias de capital fechado podem aproveitar a obrigatoriedade do IFRS para pequenas e médias empresas para remodelar os negócios com índices reais de desempenho. O aconselhamento é do diretor da divisão de auditoria da Crowe Horwath RCS, Jairo da Rocha Soares.

O Conselho Federal de Contabilidade publicou informações sobre as novas regras contábeis em dezembro último. A novidades valem já para este ano e representam cerca de 10% de todas as normas verificadas no IFRS voltado para companhias de capital aberto.

“Os níveis de transparência serão substancialmente maiores, pois os balanços tornarão pública a real saúde financeira e patrimonial das empresas”, previu Soares. O executivo explicou que, na realidade atual, os balanços são apenas fiscais, portanto não mostram a realidade financeira da empresa para o mercado.

“Com a elaboração de um balanço societário e passando por uma auditoria, os empresários já vão criando uma cultura de transparência e de governança, o primeiro passo para um crescimento sustentável”, ressaltou. “Um balanço dentro dessas regras valida a transparência da companhia, o que hoje é instrumento importantíssimo na busca de parceiros e de crédito”, continuou.

Dificuldades

No entanto, Soares prevê dificuldades para os contadores brasileiros. Na opinião do auditor, tais regras envolvem um universo representativo de empresas, cerca de 95% das companhias brasileiras.

“Os profissionais precisam se preparar, pois embora as regras tenham sido simplificadas, ainda são bem diferentes das que o País estava acostumado. Este é, sem dúvida, o maior desafio para o mundo empresarial em 2010”, concluiu."

Nenhum comentário:

Postar um comentário