O Blog tem a finalidade de divulgar temas, notícias e outros assuntos vinculados a contabilidade.
quarta-feira, 21 de novembro de 2012
XBRL - A nova linguagem das demonstrações contábeis
Nos últimos anos, as profissões ligadas às áreas contábil e fiscal têm atravessado profundas mudanças.
Autor: Marcio Gomes
A convergência das Normas Contábeis Brasileiras (NBC) aos padrões internacionais de contabilidade vem equalizando a técnica contábil aplicada no Brasil aos padrões mundiais ditados pelo IASB (International Accounting Standards Board). Paralelamente, temos todas as mudanças na forma de comunicação com o fisco via obrigações acessórias digitais, implantadas pelo projeto Sped (Sistema Público de Escrituração Digital).
Mas não para por aí. As áreas fisco-contábeis e de tecnologia da informação têm mais um grande desafio nos próximos anos: dominar a linguagem XBRL (Extensible Business Reporting Language). Por outro lado, trata-se também de uma grande oportunidade de crescimento, porque essa é a linguagem digital dos negócios e já está sendo utilizada em vários países para reporte de demonstrações contábeis, financeiras e gerenciais.
Esse padrão único é um facilitador e ao mesmo tempo uma ferramenta que introduz segurança, dado que a informação reportada é sempre a demonstração original. Mas, como esse padrão pode ser confiável em países diferentes, onde regras e normas técnicas também diferem? A resposta-chave chama-se "taxonomia".
Se você está sendo apresentado a essa palavra agora, pode ter certeza de que em breve ela fará parte de seu vocabulário tanto quanto o Sped - termo que soava estranho há algum tempo, mas que hoje é tão familiar aos profissionais da área quanto o nome do time de futebol preferido. Voltando à taxonomia, podemos fazer uma analogia livre com o plano referencial da Receita Federal, no sentido de ser um conjunto de padrões que fazem a conversão "demonstração x padrão taxonômico x demonstração digital".
Dessa forma, a mesma demonstração submetida a diferentes padrões taxonômicos resultaria em demonstrações equalizadas com os diferentes padrões de reporte existentes. No Brasil, os estudos sobre taxonomia tiveram início em 2001 e foram intensificados a partir de 2008 no sentido de viabilizar a introdução do padrão XBRL, com todas as características do país.
Ainda não há uma jurisdição nacional do XBRL, mas essa situação deve mudar em pouco tempo, haja vista que esse padrão é pré-requisito para a implantação de um dos mais aguardados pontos do projeto Sped, a "Central de Balanços". Hoje, o Conselho Federal de Contabilidade é o grande facilitador no desenvolvimento desses estudos, ao lado de instituições que compõem o Comitê de Pronunciamentos Contábeis.
Após a criação de uma jurisdição brasileira - que certamente será convergente a todas as mudanças contábeis citadas anteriormente - os fornecedores de softwares e soluções fisco-contábeis irão incorporar esse padrão, utilizando-o dentro de suas soluções e aplicações, na geração de demonstrações contábeis.
Como já estamos nos habituando a rápidas mudanças, devemos ficar atentos para evitar surpresas de última hora. Há trabalhos em andamento capitaneados pelo XBRL Brasil, que já tem um projeto-piloto em andamento, visando à implantação da "Central de Balanços", bem como a definição de um padrão de taxonomia brasileiro. Aludindo à Lei de Darwin, ou adaptamos nosso conhecimento com a velocidade das mudanças impostas, ou seremos substituídos por aqueles que conseguirem se adequar às rápidas mudanças do mundo globalizado.
*Marcio Gomes é consultor da UNIONE, empresa que atua nacional e internacionalmente na área de TI.
Fonte: O Debate
Assinar:
Postar comentários (Atom)
What's up every one, here every one is sharing these know-how, so it's fastidious to read this blog, and I used to go to see this web site everyday.
ResponderExcluirTake a look at my page android tablet pc
Malaysia & Singapore & brunei greatest on-line
ResponderExcluirblogshop for wholesale & supply korean add-ons, accessories,
earstuds, locket, rings, bracelet, bracelet & hair accessories.
Promotion 35 % wholesale discount. Ship Worldwide
Check out my blog : Malaysia necklace blogshop
My brother suggested I may like this blog. He used to be entirely right.
ResponderExcluirThis submit truly made my day. You cann't imagine just how a lot time I had spent for this information! Thanks!
Feel free to visit my web page - potting shed
This article gives clear idea in support of the new
ResponderExcluirviewers of blogging, that really how to do blogging.
Check out my site :: unemployment benefits
What's up, constantly i used to check blog posts here early in the morning, as i enjoy to find out more and more.
ResponderExcluirAlso visit my homepage - replica Pro beats headphones by dre
Keep on writing, great job!
ResponderExcluirCheck out my web site - Spazio-kovan
I leave a comment each time I appreciate a post on a site or if
ResponderExcluirI have something to contribute to the discussion. It's caused by the passion displayed in the article I looked at. And after this article "XBRL - A nova linguagem das demonstra�es cont�beis". I was excited enough to post a comment ;-) I do have some questions for you if it's allright.
Is it simply me or do some of these remarks look like they are
coming from brain dead individuals? :-P And, if you are writing at other places, I would like
to follow everything fresh you have to post. Would you make
a list all of your community pages like your linkedin
profile, Facebook page or twitter feed?
Also visit my website; nude teen pussy
Definitely believe that which you stated. Your favorite justification seemed to be
ResponderExcluiron the web the easiest thing to be aware of.
I say to you, I definitely get irked while people think about worries
that they just do not know about. You managed to hit the nail
upon the top and defined out the whole thing without having side-effects , people could take a signal.
Will probably be back to get more. Thanks
Here is my website ... wildpartygirls.org
You ought to take part in a contest for one of the best
ResponderExcluirblogs online. I'm going to highly recommend this blog!
Take a look at my blog how much do porn star make