terça-feira, 2 de março de 2010

Contabilidade: convergência mundial não deslancha

Fonte: Financialweb

Europeu Iasb e norte-americano Fasb não chegam a consenso sobre normas

O que era para ser a universalização das normas contábeis acabou por se tornar um tiro n’água. O órgão europeu International Accounting Standards Board (Iasb), responsável pela confecção das regras do IFRS, desentendeu-se com o norte-americano Financial Accounting Standards Board (Fasb) no processo de unificação estipulado pela Europa e Estados Unidos. A decisão for informada em comunicado ao mercado.

O Iasb é o órgão mais representativo internacionalmente no que diz respeito a contabilidade, com cerca de cem países adotando suas indicações. No Brasil, as demonstrações contábeis dentro do modelo internacional são obrigatórias a partir de 2010, tendo 2009 ajustado para base comparativa. O órgão foi nomeado pelo G-20 para supervisionar o desenvolvimento de um único padrão contábil de alta qualidade até meados de 2011.

Já o Fasb, seu par norte-americano, é responsável pela confecção das regras nos Estados Unidos, chamadas US Gaap. A ideia, portanto, era produzir uma nova modelagem, incluindo ambas as considerações em um processo de convergência mundial.

Essa proposta já é antiga, mas sua estruturação ocorreu ano passado, por meio da publicação de um documento, com metas e datas. A ideia, à época, era de que várias regras fossem apresentadas entre este ano e 2011.

Conforme a reportagem do Financial Times, algumas autoridades reguladoras e investidores desses países andavam frustrados com a percepção de que o conselho do Iasb estaria dando prioridade máxima à convergência com os EUA, deixando em segundo plano os interesses das partes que já adotaram o padrão IFRS.

A SEC discute a adesão ao IFRS há um ano. Em 7 de agosto de 2007, publicou um documento (concept release) no qual discutia se companhias americanas de capital aberto deveriam ter a opção de preparar suas demonstrações financeiras em IFRS de acordo com as normas do IFRS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário