segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Deloitte falhou no caso Panamericano, conclui BC

Fonte: Extraído de http://veja.abril.com.br

Relatório do BC afirma que os procedimentos usados pela empresa de auditoria não eram adequados nem suficientes para detectar fraude

As investigações do Banco Central (BC) sobre o rombo bilionário do Panamericano apontaram falhas no trabalho da Deloitte, a empresa que auditava o banco. As informações são de reportagem do jornal O Estado de S. Paulo. Documentos do BC aos quais a publicação teve acesso apontam que a Deloitte não teria adotado "procedimentos adequados e suficientes de auditoria que permitissem detectar grave irregularidade contábil praticada de forma sistemática e contínua".

Por conta disso, afirma o BC, a Deloitte "emitiu parecer sem ressalvas referente às demonstrações financeiras de 30/06/2010". Em outras palavras, a consultoria deu seu aval para a contabilidade que se mostrou, posteriormente, fraudulenta. Nesta quarta-feira, o balanço da instituição referente à dezembro de 2010 confirmou um rombo de 4,3 bilhões de reais na operações. A nova administração, em coletiva à imprensa, reconheceu que a antiga diretoria possuía técnicas refinadas para cometer as irregularidades sem que estas fossem percebidas.

Porém, é preciso fazer a ressalva de que o próprio BC não conseguiu detectar a fraude por completo. Os técnicos que descobriram o rombo inicial de 2,5 bilhões de reais no ano passado não perceberam que havia perdas adicionais de 1,3 bilhão de reais – encontrado este ano pela nova administração do Panamericano, com ajuda da própria Deloitte. A empresa de auditoria nega todas as acusações do BC.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, as suspeitas do BC provocaram a abertura de um processo administrativo interno para apurar a responsabilidade da Deloitte e do auditor responsável pelo Panamericano no episódio. Além disso, a instituição encaminhou seus relatórios ao Ministério Público Federal, à Polícia Federal e à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Procurado, o BC não quis se manifestar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário