Em sua última reunião, a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) emitiu decisão favorável à proposta de criação do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade do Departamento de Contabilidade da FEA-RP.
A proposta foi analisada durante reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), em Brasília, e divulgada pela Capes na primeira semana de março. O processo de aprovação começou com a apresentação da proposta dentro da própria USP, em abril de 2011, e representa um passo importante na qualificação do ensino de contabilidade no Brasil.
"Há pouquíssimos cursos de doutorado nesta área no Brasil e a excelência do Departamento de Contabilidade da FEA-RP poderá contribuir para o avanço desta ciência", afirma o diretor Sigismundo Bialoskorski Neto, que também é professor do Departamento.
Há alguns anos, dos cerca de 40 cursos de doutorado da área de Administração no Brasil, apenas quatro eram de contabilidade. "No médio prazo, a grande carência de doutores em contabilidade no país pode se reduzir e, com isso, melhorar a qualidade do ensino nas diversas instituições", avalia a presidente da Comissão de Pós Graduação da FEA-RP, Maísa de Souza Ribeiro. "Para a área de Contabilidade, mais um doutorado é muito bom para reduzir a centralização/polarização, e facilitar o acesso a um maior número de interessados", completa.
Além do curso da FEA-RP, mais duas propostas foram aprovadas, elevando para sete o número de cursos que atendem à grande demanda por doutores na área, reflexo da expansão da pesquisa em controladoria e contabilidade no Brasil. "O curso da FEA-RP receberá candidatos de todo país pelas facilidades logísticas de Ribeirão Preto, sobretudo de candidatos da região Centro-Oeste, Triângulo Mineiro, Norte do Paraná e do interior do estado de São Paulo", avalia André Aquino, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da Faculdade.
Para Aquino, o Doutorado é reflexo da expressiva evolução do curso de mestrado, incluindo a presença de professores internacionais no programa. "Já estamos construindo as relações internacionais que vão possibilitar a realização de doutorados sanduíche no exterior, assim como teremos mais professores visitantes a cada semestre", prevê o coordenador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário