quinta-feira, 3 de junho de 2010

Terceiro Encontro De História Da Contabilidade Da OTOC

A COMISSÃO DE HISTÓRIA DA CONTABILIDADE (CHC) e o CONSELHO DIRECTIVO DA ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS (OTOC) organizam o TERCEIRO ENCONTRO DE HISTÓRIA DA CONTABILIDADE, que se realizará nos próximos dias 17 e 19 de Junho de 2010, no Centro de Congressos de Lisboa - FIL Junqueira (Lisboa) e no Theatro Circo (Braga), respectivamente.

O programa do Terceiro Encontro, disponível no sítio da OTOC, em www.otoc.pt (também disponível a Ficha de Inscrição), inclui seis comunicações divididas em dois Painéis sob os títulos “A Contabilidade, a Investigação e o Ensino” e “A Profissão, a Normalização e a Prática Contabilística”, uma Conferência Inaugural pelo Professor Doutor Hernâni O. Carqueja, sob o título “O Livro de "M. Barrême", em Francês, e os Dois Primeiros Livros Impressos, em Português, sobre Partidas Dobradas” e uma Conferência de Encerramento pelo Professor Doutor Esteban Hernández Esteve, sob o título “Acerca de los orígenes de la enseñanza comercial moderna. La laboriosa introducción de los números arábigos en Europa y la contabilidad previa a la introducción de la escritura”.

O evento inclui também a apresentação do livro, sob o título “Arte da Escritura Dobrada que Dictou na Aula do Commércio João Henrique de Sousa e Copeada para Instrucção de Joze Feliz Venancio Coutinho no Anno de 1765”, da autoria do Professor Hernâni O. Carqueja e editado pela OTOC, bem como a celebração de um protocolo de cooperação entre a CHC-OTOC e a Comissão de História da Contabilidade da Asociación Española de Contabilidad y Administración de Empresas (AECA).

Na qualidade de Vogal da CHC-OTOC integro a Comissão Organizadora do Encontro. Além disso, moderarei o segundo painel e apresentarei uma comunicação sob o título “A Investigação em História da Contabilidade em Portugal nas duas últimas décadas”, em conjunto com a docente da Universidade do Algarve, Ana Rita Faria.

Site: http://www.infocontab.com.pt/historia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário