Extraído do Ibracon.com.br
Especial Desafios 2010: como organizar as obrigações
Gestão de projetos estruturada, treinamento e tecnologia são algumas das demandas aos CFOs na convergência ao IFRS, e-Lalur e Sped este ano
O ano de 2010 mal começou e já está marcado por muitas mudanças na agenda dos CFOs. O novo padrão contábil, IFRS, deve ser a base de divulgação dos resultados da companhia a partir do balanço anual deste ano. O e-Lalur, sistema digital do Livro de Apuração do Lucro Real, veio para dar mais precisão aos dados enviados ao Fisco. E a entrega do Sistema Público de Escrituração Digital está chegando para empresas de alguns segmentos.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na comunidade financeira? Assine gratuitamente a nossa newsletter diária e receba os destaques em sua caixa de e-mail.
“A qualidade da informação é uma preocupação cada vez mais latente para o CFO, pois a Receita vem delegando às empresas todo um trabalho que ela mesma executava anteriormente. E tudo isso em real time”, analisou o gerente sênior da PricewaterhouseCoopers, Bruno Porto.
“Para melhorar a qualidade dos dados prestados ao Fisco, validar as obrigações acessórias é fundamental, assim como conciliar os sistemas da companhia que apuram as informações, como forma de evitar problemas de interface, mesmo que manualmente”, destacou.
A instituição do e-Lalur substitui a entrega do FCont para as empresas que se enquadram no sistema. Com isso, os CFOs devem ficar atentos aos prazos. Mesmo para quem entregou o controle até o dia 8 de dezembro, o livro digital deve ser enviado em junho, a contar o ano-calendário de 2010.
“A substituição se dá porque o e-Lalur vai ajustar o lucro da corporação com base na lei 11.638 até o tributável, fazendo as vezes do FCont e do livro em papel juntos. Isso não exime, contudo, os contribuintes que já declararam o controle de fazer uma segunda apuração, desta vez ainda mais detalhada”, alertou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário