terça-feira, 11 de maio de 2010

IBRACON Participa, via CPC, de encontro com IASB para discussão de adoção de novas normas contábeis pelas construtoras

A reunião de hoje entre o CPC e o Iasb será a primeira desde a assinatura de um memorando de entendimentos entre os dois órgãos e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), no fim de janeiro deste ano.

Segundo Edison Arisa, que representa o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) no CPC, no encontro desta quarta-feia será proposta uma agenda tentativa de reuniões periódicas entre as entidades, conforme está previsto no memorando. Será definido também se os encontros serão presenciais ou por vídeoconferência.

Além da questão das construtoras, deve entrar na pauta o andamento das conversas entre o Iasb e o Fasb, seu congênere dos EUA, sobre a convergência entre o IFRS e o padrão contábil americano (US Gaap).

No mês passado, os dois órgãos divulgaram um relatório em que apontam ainda haver divergências importantes entre as partes sobre a contabilidade de instrumentos financeiros e também de seguros.

A expectativa de convergência entre o IFRS e o US Gaap também é usada como argumento para adiar a aplicação das novas regras de construção, já que o padrão americano é similar ao que vigorava no Brasil. Segundo José Andre Viola Ferreira e Henrique Silva Premoli, ambos da Terco Grant Thornton, se no processo de de convergência for decidido que prevalecerá o critério usado hoje pelo Fasb, não faria sentido o Brasil migrar neste ano para um novo modelo, para ter que voltar atrás alguns anos depois.

Segundo Arisa, é provável que o tema não esteja em discussão neste momento pelo Iasb, mas o CPC pretende se certificar disso hoje.


Fonte: Valor Econômico (06/05)

Nenhum comentário:

Postar um comentário