domingo, 19 de abril de 2015

Fim da isenção de imposto nas aplicações de LCI ou LCA

Fonte: dinheirama.com

Pergunta enviada pela Renata Santa, que mora em Natal: “Tenho ouvido falar que existe a possibilidade de o governo acabar com a isenção de IR para as Letras de Crédito. O que existe de fato sobre esse assunto? ”

Depois que o Joaquim Levy assumiu o Ministério da Fazenda e o governo se comprometeu com o ajuste das contas públicas federais, recebo muitas perguntas como essa. A incidência de imposto de renda sobre as Letras de Crédito aumentaria a receita do governo.

Além disso, existe o descontentamento de muitos agentes do mercado com esse benefício fiscal. A isenção de IR torna a rentabilidade das LCIs (Letras de Crédito Imobiliário) e LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio) muito atrativa, o que fez com que muitos recursos de Fundos de Renda Fixa, CDBs e até mesmo títulos do Tesouro migrassem para as Letras de Crédito.

Pelos motivos citados acima, os analistas esperavam que a isenção de IR fosse retirada no pacote de ajuste fiscal que a nova equipe econômica está implementando. No entanto, a discussão parece ter esfriado. No último mês, não ouvi mais nada sobre o assunto.


De toda forma, caso o tema volte à pauta, os investidores que já possuem aplicações em Letras de Crédito devem manter o benefício até a data de vencimento dos títulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário